Como Surgiu:
A Casa do Povo da Lixa, é uma Instituição de Utilidade Pública e também Instituição Particular de Solidariedade Social.
Criada em 1961 por alvará governamental, durante anos serviu, como as demais, os trabalhadores rurais, sendo também posto de resolução dos problemas daquela classe trabalhadora.
Durante anos, funcionou também como Posto Médico de apoio aos trabalhadores rurais.
No inicio da década de 70, procedeu-se à construção de um Pavilhão Gimnodesportivo onde, para além da vertente de apoio social aos trabalhadores, passou a funcionar na localidade, como um pólo de desenvolvimento desportivo (o pavilhão tem 40x20 mts) e cultural, dado possuir cabines de projecção para cinema, palco para teatro e ainda uma zona social dotada de um bar convívio.
Após Abril de 1974 e até 1985, com as mudanças verificadas na Segurança Social, a dinâmica desportiva e cultural parou, ficando só a funcionar uma extensão da Segurança Social (balcão) que ainda hoje se mantém, sendo de uma utilidade enorme para o Publico.
Na década de 90 é constituída uma Direcção que assume a revitalização da Casa do Povo, através de um Projecto designado “Frs Erradicar a Exclusão” criando uma dinâmica imparável até hoje, e que foi pioneiro no Norte e no País.
Por força do Projecto são criadas as respostas sociais: Apoio ao Domicilio 35 utentes, Centro de Dia 20 utentes para idosos / Ludoteca/A.T.L. para 50 crianças.
Em 1997 transforma-se numa IPSS com o nº. 136/000 que embora publicada em 2000, tem efeitos desde 17 de Novembro de 1997.
Em 1996/97 a Entidade Casa do Povo procedeu à ampliação das suas instalações antigas anexas ao Pavilhão Gimnodesportivo, construindo 5 salas novas devidamente equipadas:
Em 2003: Abriu o Lar de Idosos para 20 utentes.
Em 2009: Criou-se a Universidade Sénior Ocupacional da Lixa (U.SOL) com 60 alunos.
Em 2009: Abriu-se a Clinica Fisiátrica e Reabilitação da Lixa para 120 utentes.